sustentabilidade

TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE: DE OLHO NO FUTURO

TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE: DE OLHO NO FUTURO

Arquitetura Sustentável Premiada

Vencedor do prêmio “O Melhor da Arquitetura 2015” – categoria Edifícios Industriais, o projeto arquitetônico da sede – fábrica, prédios administrativos e anexos – foi pensado desde o início para ser uma construção sustentável. Isso significa que antes, durante e depois da obra, tivemos preocupação e cuidado com o meio ambiente, com a tecnologia utilizada, com os profissionais envolvidos e com a comunidade do entorno.

Situada em um terreno de 127.000m², com uma área construída de 27.000m², a planta industrial da Ceptis tem recursos que aumentam a eficiência energética, diminuem o consumo de água, respeitam a fauna e a flora e proporcionam conforto térmico e acústico como, por exemplo: painéis de energia solar que aquecem a água da cozinha e dos vestiários; estação de tratamento de esgoto orgânico e sanitário que permite reuso da água nos banheiros, lagos e jardins; isolamento térmico e acústico na fábrica; película protetora e translúcida nas janelas do prédio administrativo; instalações de grandes janelas e claraboias para aproveitamento da luz natural e brise-soleil para impedir incidência direta dos raios solares; mobiliário com madeira verde certificada; plantio de mais de 2 mil mudas; resgate de animais reintegrando-os ao seu habitat natural; entre outros. 

Por atender aos mais rígidos critérios de racionalização de recursos, recebemos a LEED – Leadership in Energy and Environmental Design, na categoria Silver. Trata-se de uma certificação internacional concedida pela ONG americana U.S. Green Building Council às construções sustentáveis e inteligentes.

Tecnologias "Verdes"

Por meio da Ceptis Agro, promovemos a sustentabilidade no campo. Nossas soluções totalmente brasileiras, inovadoras e integradas atendem às novas demandas e expectativas do mercado e do consumidor.

Utilizando critérios ambientais, econômicos e sociais, desenvolvemos indicadores e protocolos que, em conjunto com tecnologias de última geração, certificam origem, verificam qualidade e mensuram o índice de sustentabilidade do processo produtivo e da propriedade.

Você poderá conhecer detalhes das nossas iniciativas “verdes” acessando a página da Ceptis Agro.

Tintas de Segurança Sustentáveis

A sustentabilidade está na nossa essência, na natureza do nosso negócio.

A matéria-prima utilizada na fabricação das nossas tintas graxas e líquidas passa por um processo de seleção criterioso, cuja finalidade é atender aos rígidos requisitos europeus de qualidade, segurança do trabalho e meio ambiente.

Com isso, as nossas tintas atingem níveis de excelência de padrões internacionais que as tornam sustentáveis e seguras.

Reflorestamento do Parque da Pedra Branca

O Parque Estadual da Pedra Branca está situado na Zona Oeste do Rio de Janeiro e é considerado uma das maiores reservas ambientais em área urbana no mundo, com 12.500 hectares de extensão. 

Nós somos responsáveis pelo reflorestamento de 8,5 hectares do parque, que contempla as atividades de plantio de mudas e manutenção da área.

A manutenção é de extrema importância para garantir a sobrevivência das espécies no ambiente. Para essa atividade, a Ceptis cuida da roçada, reposição de mudas e plantio, limpeza, aceiro e adubação.

Gestão de Resíduos

Reciclar resíduos faz parte da nossa política de sustentabilidade. Entendemos que agindo dessa maneira, além de minimizarmos desperdícios, diminuímos o impacto no meio ambiente e, consequentemente, na vida urbana e na economia.

Entre todos os resíduos que geramos aqui, aproximadamente 30% deles são resíduos recicláveis, tais como: sucatas metálicas, tambores metálicos, bombonas recicláveis, solvente para recuperação, papel e plástico.

Esses resíduos são enviados para empresas devidamente licenciadas pelo órgão ambiental competente, que irá beneficiá-los com outros para então serem novamente transformados em metal, papel, plástico e solventes.

É possível obter uma rastreabilidade de todo o processo de descarte do resíduo, desde sua geração até a destinação final, por meio dos sistemas informatizados disponibilizados pelo próprio órgão ambiental. Ao término do descarte e da reciclagem, o destinatário final é obrigado a fornecer um comprovante sobre a forma de tratamento aplicado.

Os resíduos contaminados por tinta possuem um importante papel para a cadeia de suprimentos da produção de cimentos. Esses resíduos, por possuírem um alto poder calorífero, sofrem a blendagem e posteriormente o coprocessamento em fornos de cimenteiras.

Blendagem: técnica onde o resíduo é descaracterizado e misturado a outros resíduos a fim de produzir um “mix” líquido ou sólido, ou seja, o “blend”.

Tratamento de Esgoto

Aqui, tratamos esgoto e reaproveitamos a água. A Ceptis possui uma estação de tratamento de esgoto com uma produção operacional média de 37,9m³ por dia de água reutilizada do tratamento de esgoto sanitário, o que representa uma economia mensal na nossa conta de água. Essa água tratada segue os parâmetros ambientais e é 100% reutilizada internamente para abastecimento do lago, irrigação, limpeza e banheiros.

TrustScore®

Ceptis Agro desenvolveu a tecnologia TrustScore® que mensura níveis de sustentabilidade de propriedades rurais baseado em índices ambientais, econômicos e sociais. Atualmente, a tecnologia, 100% nacional, é utilizada para monitorar produtos, processos produtivos e propriedades por meio de mais de 120 indicadores. A solução é capaz de verificar, semanalmente, o grau de adesão às boas práticas de sustentabilidade e sugerir mudanças de forma contínua, conforme o protocolo de sustentabilidade a ser adotado.  

Atualmente, a tecnologia é aplicada em sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). Pesquisa mais recente, realizada pelo Kleffmann Group (2016), estima que o Brasil já conta com 11,4 milhões de hectares com produção baseada em estratégias ILPF. O TrustScore® é critério fundamental para produtores que desejam aderir ao SAFF (Sustainable Agriculture Finance Facility), o primeiro fundo de finanças climáticas, desenvolvido para o agronegócio brasileiro. 

É importante ressaltar que o TrustScore® vai muito além de uma auditoria ou certificação, pois o monitoramento acontece continuamente, e não por amostragem. Isso significa que, com essas tecnologias de verificação implementadas (satélite, internet das coisas, sensores, scouting, consulta a banco de dados públicos, BI – Business Intelligence), as propriedade e/ou processos produtivos e produtos serão monitorados durante os 365 dias do ano.